“Você sabe o que é ser mulher na política?”

Você sabe o que é ser mulher na política? É gritar para ser ouvida. É ser interrompida o tempo todo. Ou até mesmo ser traduzida. É ter medo de voltar pra casa quando os camaradas prolongam a reunião sem notar que quem corre o perigo é a mina do grupo. É ser ofendida em processo disciplinar alheio. É ser diminuída. Ser vista como libertária e presa fácil para saciar o desejo masculino. É esperar que o feminismo “vem depois”.

E se é assim hoje, se esse é o meu relato de 2016, como posso desconsiderar os tempos sombrios de outrora?

passeatamulheres_ditadura
Passeata de mulheres no Rio de Janeiro em 1983. Foto de Almir Veiga/CPDOC JB.

Tortura é algo muito sério, dores e humilhações tão profundas que nem os relatos mais tristes podem mensurar. Muitas morreram para que hoje tenhamos espaço na luta revolucionária. Muitas lutaram e sobreviveram ao massacre para que ainda hoje possamos erguer nossa voz e nos posicionar politicamente. As escaras ainda não curaram. E nunca curarão, ouso dizer. E em pleno 2016 precisamos ouvir um defensor, eleito pelo povo, em nome de “Deus” e da “família”, exalta os responsáveis pela tortura de Dilma, que hoje calhou de ser presidenta, e de outras tantas mulheres vítimas dos anos de chumbo.

Por Jana Maroni Barroso, por Maria Célia Correia, por Rosa Kucinski Silva, por Olga Benário, por Nise da Silveira, por Patrícia Galvão, por Eneida de Moraes, por valentina da Costa, por Armanda Álvaro Alberto, por Maria Morais Werneck de Castro, por Nilda Carvalho, por Iara Iavelberg, por Ana Rosa Kucinski Silva e tantas outras, eu rechaço o discurso daquele que nem merece ser mencionado.

Em memória delas!

Por Kel Campos, em seu perfil no Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s